Aline Bernardes
-
Uma proposta para integrar a história da matemática ao ensino de matemática: história das matrizes e as regras do discurso matemático. HIPÁTIA, v. 4, p. 84-101, 2019.
- Ensino de funções e as metarregras do discurso: refletindo sobre a definição atual de função a partir de algumas definições históricas. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 5, p. 76-99, 2019. (Em colaboração com Leandro André Barrada Benedito, egresso PROFMAT-UNIRIO)
- Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual. Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 211, 2019.
- Ensinando produtos notáveis para alunos com comprometimentos visuais. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 1, 2017.
- História da noção de matriz: uma releitura sob a luz de novas abordagens historiográficas. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 16, p. 1-19, 2016.
Bruno Simões
- Educação Estatística com Formação Cidadã em uma pesquisa Quanti-Ação no Ensino Superior. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 10, p. 114-125, 2019.
Fábio Simas
Gladson Antunes
- Os Encontros Temáticos da Licenciatura em Matemática da UNIRIO como Espaço de (Auto)Formação de Formadores de Professores, RIPEM – Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática v. 11 n. 3: Educação Matemática em Tempos de Crise, 2021.
- Ensino remoto de Matemática: possibilidades com a plataforma Desmos. PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE, v. 8, p. 504-520, 2020.
- Modelos de exploração matemática na plataforma Desmos: ensinar e aprender em um ambiente virtual de aprendizagem, E-book do IV Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática.
- Tecnologia, matrizes e a sala de aula. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro), v. 16, p. 01-17, 2016.
- Geometria fractal no ensino médio: teoria e prática. PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE, v. 2, p. 26-41, 2014. (Em colaboração com Ivana Côrtes, egressa PROFMAT-UNIRIO)
Luciane Velasque
- Permanência na Educação Superior Pública: um olhar de licenciandos em Matemática de duas universidades. Educação MAtemática Dbate, v. 4, p. e202050, 2020.
- Reflexões Sobre o Papel da Educação Estatística na Formação de Professores no Contexto da Pandemia da Covid-19. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 13, p. xx, 2020.
- A pesquisa quanti-ação como ferramenta para o ensino de estatística na Educação Básica. REVEMAT, v. 14, p. 1-16, 2019.
- Educação Estatística com Formação Cidadã em uma pesquisa Quanti-Ação no Ensino Superior. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 10, p. 114-125, 2019.
- O desenvolvimento do letramento estatístico pelos livros didáticos e a Base Nacional Comum Curricular. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, p. 210-229, 2018.
- Processo de Aprendizagem estatística em foco em medidas de tendência central e dispersão. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 20, 2017. (Em colaboração com Jorge Santos, Leandro Nascimento, Rafael Costa e Wagner Santos, egressos PROFMAT-UNIRIO)
Luzia Tonon
- O jogo da Trilha dos Restos: uma metodologia para o ensino de Matemática utilizando material concreto. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 21, p. 1-15, 2021.
- Compreendendo critérios de validação de problemas de contagem utilizados por professores da Educação Básica. ENSINO EM RE-VISTA, p. 1542-1564, 2020.
Michel Cambrainha
- Os Encontros Temáticos da Licenciatura em Matemática da UNIRIO como Espaço de (Auto)Formação de Formadores de Professores, RIPEM – Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática v. 11 n. 3: Educação Matemática em Tempos de Crise, 2021.
- Ensino remoto de Matemática: possibilidades com a plataforma Desmos. PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE, v. 8, p. 504-520, 2020.
- Modelos de exploração matemática na plataforma Desmos: ensinar e aprender em um ambiente virtual de aprendizagem, E-book do IV Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática.
- Tecnologia, matrizes e a sala de aula. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro), v. 16, p. 01-17, 2016.
Silas Fantin
- Tópicos de Aritmética – Volume 1. 1. ed. Rio de Janeiro: Mariemersene Editoria LTDA., 2017. v. 2. 195p.
- Tópicos de Aritmética – Volume 2. 1. ed. Rio de Janeiro: Mariemersene Editora LTDA, 2017. v. 2. 206p .