Publicações de docentes do Programa na área de ensino


Aline Caetano Bernardes da Silva

Uma proposta para integrar a história da matemática ao ensino de matemática: história das matrizes e as regras do discurso matemático. HIPÁTIA, v. 4, p. 84-101, 2019.

Ensino de funções e as metarregras do discurso: refletindo sobre a definição atual de função a partir de algumas definições históricas. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 5, p. 76-99, 2019. (Em colaboração com Leandro André Barrada Benedito, egresso PROFMAT-UNIRIO)

Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual. Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 211, 2019.

Ensinando produtos notáveis para alunos com comprometimentos visuais. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 1, 2017.

História da noção de matriz: uma releitura sob a luz de novas abordagens historiográficas. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 16, p. 1-19, 2016.

Bernardes, Aline; Roque, Tatiana . History of Matrices. In: Clark, K.M.; Kjeldsen, T.H.; Schorcht, S.; Tzanakis, C.. (Org.). ICME-13 Monographs. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 209-227.

Bernardes, Aline. Uma proposta para integrar a história da matemática ao ensino de matemática: história das matrizes e as regras do discurso matemático. HIPÁTIA, v. 4, p. 84-101, 2019.


Bruno Francisco Teixeira Simões

Educação Estatística com Formação Cidadã em uma pesquisa Quanti-Ação no Ensino Superior. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 10, p. 114-125, 2019.

DA COSTA, GABRIEL GONÇALVES ; DA CONCEIÇÃO NEPOMUCENO, GIOVANNA ; DA SILVA PEREIRA, ALESSANDRA ; SIMÕES, BRUNO FRANCISCO TEIXEIRA . Worldwide dietary patterns and their association with socioeconomic data: an ecological exploratory study. Globalization and Health , v. 18, p. 31, 2022.

SIMÕES, BRUNO FRANCISCO TEIXEIRA; EPPRECHT, EUGENIO KAHN. An EWMA control chart for the mean of individual streams in multiple stream processes. GESTÃO & PRODUÇÃO, v. 28, p. e062, 2021.


Fabio Luiz Borges Simas

“Tarefas de Visualização em Exercícios de Geometria Espacial” (Educação Matemática em Revista – RS) http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/2853

“Um Livro Aberto para a Matemática” (Ciência Hoje) https://cienciahoje.org.br/artigo/um-livro-aberto-para-a-matematica/

“Nonnegatively curved five-manifolds with non-abelian symmetry” (Geometriae Dedicata) https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10711-015-0112-6

“Frações no Ensino Fundamental, vol. 1” (Livro Aberto de Matemática/OBMEP/IMPA) https://umlivroaberto.org/producao/fracoes/

“Módulo de Geometria, Ensino Médio” (Livro Aberto de Matemática/OBMEP/IMPA – produção) https://umlivroaberto.org/producao/geometria/



Luciane de Souza Velasque

Permanência na Educação Superior Pública: um olhar de licenciandos em Matemática de duas universidades. Educação Matemática Debate, v. 4, p. e202050, 2020.

Reflexões Sobre o Papel da Educação Estatística na Formação de Professores no Contexto da Pandemia da Covid-19. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 13, p. xx, 2020.

A pesquisa quanti-ação como ferramenta para o ensino de estatística na Educação Básica. REVEMAT, v. 14, p. 1-16, 2019.

Educação Estatística com Formação Cidadã em uma pesquisa Quanti-Ação no Ensino Superior. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 10, p. 114-125, 2019.

O desenvolvimento do letramento estatístico pelos livros didáticos e a Base Nacional Comum Curricular. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, p. 210-229, 2018.

Processo de Aprendizagem estatística em foco em medidas de tendência central e dispersão. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 20, 2017. (Em colaboração com Jorge Santos, Leandro Nascimento, Rafael Costa e Wagner Santos, egressos PROFMAT-UNIRIO)


Michel Cambrainha de Paula

Os Encontros Temáticos da Licenciatura em Matemática da UNIRIO como Espaço de (Auto)Formação de Formadores de Professores, RIPEM – Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática v. 11 n. 3: Educação Matemática em Tempos de Crise, 2021.

Ensino remoto de Matemática: possibilidades com a plataforma Desmos. PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE, v. 8, p. 504-520, 2020.

Modelos de exploração matemática na plataforma Desmos: ensinar e aprender em um ambiente virtual de aprendizagem, E-book do IV Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática.

Tecnologia, matrizes e a sala de aula. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro), v. 16, p. 01-17, 2016.


Silas Fantin

    • Tópicos de Aritmética – Volume 1. 1. ed. Rio de Janeiro: Mariemersene Editoria LTDA., 2017. v. 2. 195p.
    • Tópicos de Aritmética – Volume 2. 1. ed. Rio de Janeiro: Mariemersene Editora LTDA, 2017. v. 2. 206p .