Possuo graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela UFRRJ (2001), mestrado em Matemática Aplicada pela UFRJ (2006) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação – COPPE (2016). Trabalhei como professora na Educação Básica antes de iniciar carreira na UNIRIO. Contribuí para organização do estágio supervisionado da Licenciatura em Matemática, quando o mesmo teve início. Atualmente, sou coordenadora de área do subprojeto da Matemática no PIBID e sou líder do grupo de pesquisa CHEMat – Coletivo de História no Ensino de Matemática. Meu principal tema de interesse na pesquisa está nas relações entre história e ensino de matemática. Além disso, sou mãe da Sofia e do Oliver, amo viajar e adoro uma boa gastronomia. 😉

Linhas de Pesquisa

Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio: tem como foco investigações e debates, no âmbito da Educação Matemática, relacionados aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, abrangendo, também, a Educação de Jovens e Adultos, o Ensino Médio integrado à educação profissional. As investigações relacionam-se a questões teóricas e práticas do ensino e da aprendizagem da Matemática nas diferentes modalidades, bem como questões que envolvem a avaliação.

Educação Matemática no Ensino Superior: tem como objetivo desenvolver, discutir e divulgar pesquisas relacionadas à aprendizagem e ao ensino de Matemática no Ensino Superior. Dentre seus objetos de pesquisa destacamos: a formação inicial e continuada de professores de Matemática; materiais didáticos, novas tecnologias de ensino, estratégias didáticas, práticas pedagógicas e abordagens alternativas para o ensino de conceitos em cursos superiores da área de matemática e de cursos nos quais a matemática é disciplina de serviço.

História da Matemática no Ensino de Matemática: Esta linha de pesquisa busca investigar as possibilidades de articular a História da Matemática (HdM) e o ensino de Matemática (em todos os níveis da educação, incluindo a formação de professores), a HdM nos livros didáticos, referenciais teóricos que fundamentam e refletem sobre essa articulação, questões metodológicas, possíveis benefícios e limitações.

Publicações

Ensino de funções e as metarregras do discurso: refletindo sobre a definição atual de função a partir de algumas definições históricas. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 5, p. 76-99, 2019. (Em colaboração com Leandro André Barrada Benedito, egresso PROFMAT-UNIRIO)

Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual. Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 211, 2019.

Ensinando produtos notáveis para alunos com comprometimentos visuais. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 1, 2017.

História da noção de matriz: uma releitura sob a luz de novas abordagens historiográficas. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 16, p. 1-19, 2016.

Bernardes, Aline; Roque, Tatiana . History of Matrices. In: Clark, K.M.; Kjeldsen, T.H.; Schorcht, S.; Tzanakis, C.. (Org.). ICME-13 Monographs. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 209-227.

Bernardes, Aline. Uma proposta para integrar a história da matemática ao ensino de matemática: história das matrizes e as regras do discurso matemático. HIPÁTIA, v. 4, p. 84-101, 2019.

Orientações

Tainá Lopes da Silva. O ensino da álgebra nos anos iniciais: uma proposta de curso de formação continuada à luz das ideias da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, . Orientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.

Jandir Luiz Pereira dos Santos. Uma proposta de ensino para o teorema de Pitágoras a partir de uma perspectiva histórica. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.

Leandro André Barrada Benedito. Uma proposta para o ensino de funções com base em algumas definições históricas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.

Rosemary Vieira Casanova. O ensino de funções no nível fundamental e o Projeto MatDigital. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.