Nessa quinta-feira, às 16:00h, teremos a abertura da temporada 2023.1 do Seminário Pesquisa e Prática! da EMat-UNIRIO. É com prazer que receberemos o prof. Fábio Bernardo, do Instituto Benjamin Constant, com a palestra A importância do livro didático enquanto instrumento de mediação didático-pedagógica para a construção do conhecimento científico.

Resumo: Utilizado como meio de acesso ao conhecimento científico, o livro didático é o principal instrumento de mediação didático-pedagógica entre professores e estudantes de todas as regiões do País. Em muitas escolas, é a única ferramenta pedagógica de apoio ao professor e é por meio desta que o estudante tem acesso aos conhecimentos historicamente construídos pelas diferentes áreas do conhecimento. Enquanto indutor de políticas públicas, o livro didático tem incentivado a utilização de diferentes tecnologias digitais, importantes para a formação dos indivíduos, em todos os níveis. De acordo com o FNDE,
é por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) que as obras literárias e didáticas chegam às escolas, atendendo a cerca de 30 milhões de estudantes,em mais de 140 mil unidades públicas de ensino, configurando-se assim como uma das maiores e mais importantes políticas públicas de educação do mundo, não só em termos financeiros mais também em alcance. Neste bate-papo,vamos discutir as etapas de seleção dos livros didáticos, o processo de avaliação das obras, norteado por editais públicos de convocação, e a importância dos Guias de Orientação como elemento norteador para escolha das obras pelos professores em suas redes de ensino. Além de destacar a importância do acesso às obras didáticas e literárias como um direito dos estudantes e professores, espera-se consolidar a necessidade de se estabelecer uma cultura de utilização ampla desse instrumento,em todos os níveis, etapas e modalidades da educação.

Link de acesso para a palestra: https://abre.ai/emat-palestra11

Os certificados de participação no seminário estão disponíveis no site do evento: https://matematica.uniriotec.br/seminarios/