Nesta semana o Seminário Pesquisa & Prática! recebe o professor Marcelo Firer (UNICAMP). Ele vai falar sobre a verificação da aprendizagem de conteúdos de aritmética nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Confira abaixo o resumo completo.
Resumo: A importância de aprender bem a aritmética básica é ímpar dentre os conteúdos e habilidades escolares, só podendo ser comparável com a alfabetização na língua materna. A defasagem de aprendizagem, tanto a mensurada pelas avaliações oficiais como a percebida pelo professor em sala de aula são enormes. Trabalhando com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2º a 5º ano) e com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental surgiu a necessidade dos professores terem um instrumento para avaliar os conhecimentos dos alunos e auxiliar os professores nas tomadas de decisão para agrupamentos diferenciados em sala de aula. Para este fim, foi desenvolvido uma ferramenta adaptativa, de sondagem e avaliação, vinculada aos materiais didáticos utilizados na escola. O trabalho foi em grande parte desenvolvido em um programa intensivo de iniciação científica feito no Imecc-Unicamp, no verão de 2024, envolvendo alunos dos cursos de licenciatura em matemática e pedagogia de 6 universidades de 4 estados. O projeto conta ainda com a participação da pesquisadora Rita Guimarães (UFABC) e Stefan Krauss e Nicole Steib (Regensbur University), amparados por um projeto de pesquisa financiado pela Fapesp e Seduc-SP.
Dia 25/04 às 16h30 https://abre.ai/emat-palestra23
EMAT no Instagram: @escola_matematica
EMAT no YouTube: https://www.youtube.com/@escolamatematica2547
Comentários