Nessa 5a-feira começamos a Temporada 2025.1 do Seminário Pesquisa & Prática! da EMat-UNIRIO. Temos o prazer de receber o prof. Fabio Simas (UNIRIO) na palestra de abertura. Ele vai abordar a noção de Educação Crítica, formulada por Paulo Freire, e sua influência na área da Educação Matemática. Contamos com sua participação!
Título: Projetos Integradores, a crítica e a Matemática para Justiça Social
Palestrante: Fabio Simas (UNIRIO)
Resumo: A noção de Educação Crítica formulada por Paulo Freire fundamenta concepções e perspectivas relevantes no campo da Educação Matemática, como a Educação Matemática Crítica, a Matemática para a Justiça Social e a ideia de Integração Curricular. Essas referências teóricas defendem que o ensino da Matemática deve favorecer a leitura e a escrita do mundo, compreendida como linguagem capaz de desvelar relações de poder e fomentar transformações sociais. Todas compartilham o compromisso com a formação de estudantes para uma vivência democrática, destacando o papel da escola na construção da cidadania crítica. Nesta apresentação, discuto Projetos Integradores de livros didáticos aprovados no PNLD 2021, destinados ao Novo Ensino Médio, a partir de uma análise crítica que articula esses referenciais.
Dia 15/05 às 16h30: https://abre.ai/emat-palestra29
EMAT no Instagram: @escola_matematica
EMAT no Youtube: http://www.youtube.com/@emat-unirio
Comentários