- Currículo Lattes
- email: aline.bernardes@uniriotec.br
Linha de Pesquisa
Formação de Professores de Matemática da Educação Básica: as pesquisas realizadas nessa linha focam na preparação e capacitação dos Professores de Matemática da Educação Básica. Esse processo de formação visa dotar esses profissionais com os conhecimentos matemáticos sólidos, necessários para desempenharem com excelência o papel de ensinar Matemática. Envolve o estudo aprofundado da Matemática, bem como a compreensão das necessidades e desafios dos alunos para enfrentarem desafios acadêmicos e cotidianos que requerem competência matemática, enquanto estabelece uma base sólida para futuros estudos e aplicações em diversas áreas da vida e carreira. Além disso, essa linha busca promover a atualização constante e o desenvolvimento profissional contínuo, para que os Professores de Matemática da Educação Básica estejam preparados para enfrentar as demandas em constante evolução da sala de aula e contribuir para o crescimento acadêmico de seus alunos.
Publicações
Uma proposta para integrar a história da matemática ao ensino de matemática: história das matrizes e as regras do discurso matemático. HIPÁTIA, v. 4, p. 84-101, 2019.
Ensino de funções e as metarregras do discurso: refletindo sobre a definição atual de função a partir de algumas definições históricas. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 5, p. 76-99, 2019. (Em colaboração com Leandro André Barrada Benedito, egresso PROFMAT-UNIRIO)
Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual. Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 211, 2019.
Ensinando produtos notáveis para alunos com comprometimentos visuais. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 1, 2017.
História da noção de matriz: uma releitura sob a luz de novas abordagens historiográficas. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 16, p. 1-19, 2016.
Bernardes, Aline; Roque, Tatiana . History of Matrices. In: Clark, K.M.; Kjeldsen, T.H.; Schorcht, S.; Tzanakis, C.. (Org.). ICME-13 Monographs. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 209-227.
Bernardes, Aline. Uma proposta para integrar a história da matemática ao ensino de matemática: história das matrizes e as regras do discurso matemático. HIPÁTIA, v. 4, p. 84-101, 2019.
MOUSTAPHA-CORRÊA, BRUNA ; Bernardes, Aline ; GIRALDO, VICTOR . ZIZO: a history-based approach to mathematics teacher education. ZDM, v. 54, p. 1537-1552, 2022.
Orientações
Franco Rodrigues Marini. Explorando o ensino de variáveis algébricas no 7o ano: uma análise de livros didáticos e uma proposta de atividades com o Geogebra. 2023. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, . Coorientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.
Tainá Lopes da Silva. O ensino da álgebra nos anos iniciais: uma proposta de curso de formação continuada à luz das ideias da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, . Orientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.
Jandir Luiz Pereira dos Santos. Uma proposta de ensino para o teorema de Pitágoras a partir de uma perspectiva histórica. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.
Leandro André Barrada Benedito. Uma proposta para o ensino de funções com base em algumas definições históricas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.
Rosemary Vieira Casanova. O ensino de funções no nível fundamental e o Projeto MatDigital. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.