Possuo graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela UFRRJ (2001), mestrado em Matemática Aplicada pela UFRJ (2006) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação – COPPE (2016). Trabalhei como professora na Educação Básica antes de iniciar carreira na UNIRIO. Meu principal tema de interesse na pesquisa está nas relações entre história e ensino de matemática. Sou líder do grupo de pesquisa CHEMat (Coletivo de História no Ensino de Matemática): se você gosta de história da matemática e pensa em criar propostas para integrar a história ao ensino de matemática, junte-se a nós!  Além disso, sou mãe da Sofia e do Oliver, amo viajar e adoro uma boa gastronomia. 😉

Linha de Pesquisa

Formação de Professores de Matemática da Educação Básica: as pesquisas realizadas nessa linha focam na preparação e capacitação dos Professores de Matemática da Educação Básica. Esse processo de formação visa dotar esses profissionais com os conhecimentos matemáticos sólidos, necessários para desempenharem com excelência o papel de ensinar Matemática. Envolve o estudo aprofundado da Matemática, bem como a compreensão das necessidades e desafios dos alunos para enfrentarem desafios acadêmicos e cotidianos que requerem competência matemática, enquanto estabelece uma base sólida para futuros estudos e aplicações em diversas áreas da vida e carreira. Além disso, essa linha busca promover a atualização constante e o desenvolvimento profissional contínuo, para que os Professores de Matemática da Educação Básica estejam preparados para enfrentar as demandas em constante evolução da sala de aula e contribuir para o crescimento acadêmico de seus alunos.


Publicações

Uma proposta para integrar a história da matemática ao ensino de matemática: história das matrizes e as regras do discurso matemático. HIPÁTIA, v. 4, p. 84-101, 2019.

Ensino de funções e as metarregras do discurso: refletindo sobre a definição atual de função a partir de algumas definições históricas. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 5, p. 76-99, 2019. (Em colaboração com Leandro André Barrada Benedito, egresso PROFMAT-UNIRIO)

Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual. Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 211, 2019.

Ensinando produtos notáveis para alunos com comprometimentos visuais. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 1, 2017.

História da noção de matriz: uma releitura sob a luz de novas abordagens historiográficas. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 16, p. 1-19, 2016.

Bernardes, Aline; Roque, Tatiana . History of Matrices. In: Clark, K.M.; Kjeldsen, T.H.; Schorcht, S.; Tzanakis, C.. (Org.). ICME-13 Monographs. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 209-227.

Bernardes, Aline. Uma proposta para integrar a história da matemática ao ensino de matemática: história das matrizes e as regras do discurso matemático. HIPÁTIA, v. 4, p. 84-101, 2019.

MOUSTAPHA-CORRÊA, BRUNA ; Bernardes, Aline ; GIRALDO, VICTOR . ZIZO: a history-based approach to mathematics teacher education. ZDM, v. 54, p. 1537-1552, 2022. 

MOUSTAPHA-CORREA, B. ; BERNARDES, A. ; GIRALDO, V. ; BIZA, I. ; NARDI, E. . Problematizing mathematics and its pedagogy through teacher engagement with history-focused and classroom situation-specific tasks. THE JOURNAL OF MATHEMATICAL BEHAVIOR, v. 61, p. 100840, 2021.
 
TEIXEIRA, W. M. A. L. ; BERNARDES, A. . História da Matemática em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. HIPÁTIA – REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA, v. 6, p. 259-271, 2021.

Orientações

Franco Rodrigues Marini. Explorando o ensino de variáveis algébricas no 7o ano: uma análise de livros didáticos e uma proposta de atividades com o Geogebra. 2023. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, . Coorientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.

Tainá Lopes da Silva. O ensino da álgebra nos anos iniciais: uma proposta de curso de formação continuada à luz das ideias da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, . Orientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.

Jandir Luiz Pereira dos Santos. Uma proposta de ensino para o teorema de Pitágoras a partir de uma perspectiva histórica. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.

Leandro André Barrada Benedito. Uma proposta para o ensino de funções com base em algumas definições históricas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.

Rosemary Vieira Casanova. O ensino de funções no nível fundamental e o Projeto MatDigital. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Aline Caetano da Silva Bernardes.