Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2001), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Realizou o pós-doutorado em 2008 – 2009 na COPPE/UFRJ. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Leciona no curso de Engenharia de Produção – ênfase em Produção em Cultura. Docente no quadro permanente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente em teoria espectral de grafos. Tem projetos nas áreas de Economia Criativa e Pesquisa Operacional. Atua também como avaliadora ad hoc do INEP.

 


Linhas de Pesquisa

 

Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias: essa linha tem como objetivo garantir uma compreensão sólida dos conceitos matemáticos essenciais para o ensino de Matemática da Educação Básica. Ela busca promover a relevância da Matemática no cotidiano e em futuras carreiras, proporcionando uma base para estudos posteriores em campos relacionados. Essa linha abrange a integração dos conceitos matemáticos da Educação Básica, concepção e utilização de tecnologias (softwares, aplicativos, recursos online, dentre outros), tornando o aprendizado da Matemática mais envolvente e prático.

Formação de Professores de Matemática da Educação Básica: as pesquisas realizadas nessa linha focam na preparação e capacitação dos Professores de Matemática da Educação Básica. Esse processo de formação visa dotar esses profissionais com os conhecimentos matemáticos sólidos, necessários para desempenharem com excelência o papel de ensinar Matemática. Envolve o estudo aprofundado da Matemática, bem como a compreensão das necessidades e desafios dos alunos para enfrentarem desafios acadêmicos e cotidianos que requerem competência matemática, enquanto estabelece uma base sólida para futuros estudos e aplicações em diversas áreas da vida e carreira. Além disso, essa linha busca promover a atualização constante e o desenvolvimento profissional contínuo, para que os Professores de Matemática da Educação Básica estejam preparados para enfrentar as demandas em constante evolução da sala de aula e contribuir para o crescimento acadêmico de seus alunos.