Carregando Eventos

Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso

3 03America/Sao_Paulo maio 03America/Sao_Paulo 2023 @ 15:30

Discente: Willy da Rocha Ribeiro

Título: A robótica no ensino da matemática: uma análise sobre a utilização de ferramentas tecnológicas em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental

Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o impacto do uso de ferramentas da robótica, em sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem da matemática em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Para essa análise foram realizadas três atividades mediadas por tecnologia, usando como base ferramentas desenvolvidas em prototipagem Arduino: 1- localização de ponto no plano cartesiano, utilizando braço robótico; 2- fundamentos de análise combinatória, a partir do “jogo da senha” e 3- bases para o estudo dos ângulos, através de trajetos feitos por um carro robótico. Ao fim de cada uma das atividades os alunos responderam a questões matemáticas pertinentes aos temas e um questionário pré-estruturado, que buscou aferir as potencialidades do método na produção do conhecimento e no interesse dos alunos pelos temas matemáticos arrolados. Os dados desta análise foram tabulados e verificados a partir do cruzamento teórico e metodológico da bibliografia que tem se dedicado ao tema e, por fim, processados e apresentados graficamente para cada uma das atividades.

Data:
3 03America/Sao_Paulo maio 03America/Sao_Paulo 2023