Doutor em Matemática pelo IMPA na área de Geometria, mestre e bacharel em Matemática pela UFMG. Já orientou vários TCCs no Profmat-UNIRIO nas áreas de Geometria, Educação Financeira, Álgebra e tecnologias digitais no ensino de Matemática. Atualmente é coordenador do Profmat-UNIRIO, coordenador do Seminário “Pesquisa & Prática!” da EMat/UNIRIO, colaborador no projeto “Superando obstáculos para a formação de professores de matemática em tempos de pandemia” e atua no projeto “Livro Aberto de Matemática”. Além dos temas já citados, tem interesse no ensino de Análise Combinatória e Probabilidade na Educação Básica, com ênfase nos recursos computacionais utilizados, na modelagem e resolução de problemas concretos, assim como na interpretação dos resultados obtidos. Atualmente é membro da Comissão Acadêmica Nacional do Profmat como representante docente.

Linhas de Pesquisa

Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias: essa linha tem como objetivo garantir uma compreensão sólida dos conceitos matemáticos essenciais para o ensino de Matemática da Educação Básica. Ela busca promover a relevância da Matemática no cotidiano e em futuras carreiras, proporcionando uma base para estudos posteriores em campos relacionados. Essa linha abrange a integração dos conceitos matemáticos da Educação Básica, concepção e utilização de tecnologias (softwares, aplicativos, recursos online, dentre outros), tornando o aprendizado da Matemática mais envolvente e prático.

Formação de Professores de Matemática da Educação Básica: as pesquisas realizadas nessa linha focam na preparação e capacitação dos Professores de Matemática da Educação Básica. Esse processo de formação visa dotar esses profissionais com os conhecimentos matemáticos sólidos, necessários para desempenharem com excelência o papel de ensinar Matemática. Envolve o estudo aprofundado da Matemática, bem como a compreensão das necessidades e desafios dos alunos para enfrentarem desafios acadêmicos e cotidianos que requerem competência matemática, enquanto estabelece uma base sólida para futuros estudos e aplicações em diversas áreas da vida e carreira. Além disso, essa linha busca promover a atualização constante e o desenvolvimento profissional contínuo, para que os Professores de Matemática da Educação Básica estejam preparados para enfrentar as demandas em constante evolução da sala de aula e contribuir para o crescimento acadêmico de seus alunos.


Orientações

Fernando Nascimento Martins. Uma proposta de abordagem da planificação de poliedros no ensino básico utilizando o recurso de realidade aumentada do geogebra. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Fábio Xavier Penna.

Leonardo Santos Lemos. Uma proposta para o ensino remoto de áreas de figuras planas usando a calculadora gráfica DESMOS. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Fábio Xavier Penna.

Bruno Braga Carvalho. Teoria da Representação de Grupos Finitos: um estudo sobre as simetrias nos Sólidos de Platão. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Fábio Xavier Penna.

Fábio Pinheiro Pergentino. Explorando as cônicas da geometria do táxi via geogebra. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Fábio Xavier Penna.

Luiz Fernando da Silva Bezerra. A trigonometria esférica como solução para a navegação astronômica. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Fábio Xavier Penna.

Márcio Luis da Silva. Educação Financeira na Escola Básica. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Fábio Xavier Penna.

Ricardo da Costa Rubim. Uma proposta para o ensino de equações polinomiais. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Fábio Xavier Penna.