Possuo formação na área de Matemática pela UFRJ (Bacharelado, Mestrado e Doutorado), tendo desenvolvido pesquisas na área de Equações Diferenciais Parciais desde a conclusão do Doutorado (2003), com diversos resultados publicados em periódicos nacionais e internacionais. Em paralelo, sempre manifestei interesse na formação acadêmica universitária, na melhoria do ensino e na popularização e divulgação da Matemática para alunos e professores da educação básica. Nos últimos anos, principalmente devido a participação no PROFMAT, tenho voltado minha atenção para as pesquisas na área de Educação Matemática, especialmente com foco na produção de materiais didáticos e tecnologias digitais para o ensino de matemática. No âmbito da produção de materiais didáticos venho atuando desde 2017 como elaborador no Projeto Livro Aberto de Matemática (https://umlivroaberto.org/), tendo participado da elaboração dos Capítulos de Introdução às Funções, Função Afim, Taxa de Variação e Função Exponencial, além de ser um dos organizadores do Módulo de Funções para o Ensino Médio. Sobre o meu envolvimento com as tecnologias digitais voltadas para o ensino de Matemática, destaco o esforço realizado nos últimos anos para a divulgação da Plataforma Desmos no Brasil, seja na realização de oficinas e Lives, no contato com a equipe da Plataforma nos Estados Unidos com o objetivo de viabilizar e acelerar a tradução das atividades para o Português, na publicação de um artigo de divulgação relacionado com o tema e a publicação do eBook Modelos de exploração matemática na plataforma Desmos: ensinar e aprender em um ambiente virtual de aprendizagem.


Linhas de Pesquisa

Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias: essa linha tem como objetivo garantir uma compreensão sólida dos conceitos matemáticos essenciais para o ensino de Matemática da Educação Básica. Ela busca promover a relevância da Matemática no cotidiano e em futuras carreiras, proporcionando uma base para estudos posteriores em campos relacionados. Essa linha abrange a integração dos conceitos matemáticos da Educação Básica, concepção e utilização de tecnologias (softwares, aplicativos, recursos online, dentre outros), tornando o aprendizado da Matemática mais envolvente e prático.

Formação de Professores de Matemática da Educação Básica: as pesquisas realizadas nessa linha focam na preparação e capacitação dos Professores de Matemática da Educação Básica. Esse processo de formação visa dotar esses profissionais com os conhecimentos matemáticos sólidos, necessários para desempenharem com excelência o papel de ensinar Matemática. Envolve o estudo aprofundado da Matemática, bem como a compreensão das necessidades e desafios dos alunos para enfrentarem desafios acadêmicos e cotidianos que requerem competência matemática, enquanto estabelece uma base sólida para futuros estudos e aplicações em diversas áreas da vida e carreira. Além disso, essa linha busca promover a atualização constante e o desenvolvimento profissional contínuo, para que os Professores de Matemática da Educação Básica estejam preparados para enfrentar as demandas em constante evolução da sala de aula e contribuir para o crescimento acadêmico de seus alunos.


Publicações

 


Orientações
    • Raphael Lee Pinheiro Machado. Ressignificando o ensino e a aprendizagem da Matemática: a sala de aula como parte do cotidiano. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Gladson Octaviano Antunes.
    • Fábio Gonçalves Tavares. A geometria fractal no ensino médio: uma proposta de atividades para cálculo de dimensões fractais. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gladson Octaviano Antunes.
    • Christopher Sousa da Silva. Ensino de áreas, perímetro e simetria por meio de projetos. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gladson Octaviano Antunes.
    • Thiago Duarte Nascimento. Investigação matemática como metodologia de ensino: relato de atividades com estudantes do sétimo e oitavo anos. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gladson Octaviano Antunes.
    • Marcelo Barbosa Félix. Investigação matemática no ensino fundamental: relato de atividades com estudantes do sexto e oitavo anos. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Gladson Octaviano Antunes.
    • Tayná Freitas Pelegrino. Discurso matemático e pedagógico de professores: explorando o sinal de uma função com o apoio de tecnologia. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Gladson Octaviano Antunes.
    • Ana Carolina Alves Tomaz da Silva. Discurso matemático e pedagógico de professores: explorando o máximo de uma função com o apoio de tecnologia. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gladson Octaviano Antunes.
    • Bruno Tenório Pinheiro. UMA PROPOSTA DE PLANOS DE AULA PARA INTRODUÇÃO ÀS FUNÇÕES DO LIVRO ABERTO: O CONCEITO DE FUNÇÃO. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gladson Octaviano Antunes.
    • Rafael Gustavo da Conceição. UMA PROPOSTA DE PLANOS DE AULA PARA INTRODUÇÃO ÀS FUNÇÕES DO LIVRO ABERTO: REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Gladson Octaviano Antunes.
    • Alexandre Salvatore Dias. A utilização de vetores auxiliando o aprendizado da Geometria Analítica no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Gladson Octaviano Antunes.
    • Luiz Felipe Lins. Resignificando a Matemática na Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro: Um novo projeto de vida para os alunos. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gladson Octaviano Antunes.
    • Eduardo Joaquim da Silva. Metodologias Ativas e tecnologia: Uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de Função Afim com o auxílio do programa Socrative. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gladson Octaviano Antunes.
    • Pedro Paulo Sena Passos. Metodologias Ativas e tecnologia: Uma proposta de aula sobre tópicos contextualizados de Função Quadrática com o auxílio do programa Socrative. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gladson Octaviano Antunes.
    • Felipe Olavo Silva. Espiral Logarítmica: da natureza para a sala de aula. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gladson Octaviano Antunes.
    • Ivana Resende da Costa Côrtes. Geometria Fractal no Ensino Médio: Teoria e Prática. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gladson Octaviano Antunes.
    • Carla Elaine Oliveira de Moraes. Estabilização da Equação de Bernoulli-Euler: Aspectos teóricos e computacionais. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informatica) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Gladson Octaviano Antunes.
    • Rosemary Vieira Casanova. O ensino de funções no nível fundamental e o Projeto MatDigital. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gladson Octaviano Antunes.
    • Eduardo Vicente do Couto e Carolina Bonisson Cardoso Pereira. Sistemas de amortização: uma abordagem para o ensino médio regular. 2013. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gladson Octaviano Antunes.