Possui graduação em Estatistica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Saúde Publica pela Escola Nacionall de Saúde Publica (2011). Atualmente é adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Em 2015 a Educação Estatística passou ser uma área de atuação e Pesquisa. Preocupada com o Ensino de Estatística na Educação Básica contribuiu com a análise da BNCC e passou atuar como membro permanente no PROFMAT, onde vem orientando TCC voltados para o Ensino de Estatística com metodologia ativas e uso de tecnologia.
- Currículo Lattes
- email: luciane.velasque@uniriotec.br
Linhas de Pesquisa
Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: A proposição desta linha de pesquisa é a de suscitar discussões e fomentar a propagação de pesquisas correlatas ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) — incorporando as Unidades Temáticas previstas na Base Nacional Comum curricular (BNCC), a saber: Números, Álgebra, Geometría, Grandezas e Medidas e Estatística e Probabilidade.
Educação Estatística: Os pesquisadores desta linha atuam na área de Educação Estatística, que tem como objetivo estudar e compreender como as pessoas ensinam e aprendem Estatística, o que envolve os aspectos cognitivos e afetivos do ensino-aprendizagem, além da epistemologia dos conceitos estatísticos e o desenvolvimento de métodos e materiais de ensino etc., visando o desenvolvimento do letramento estatístico. Para tal, a Educação Estatística utiliza-se de recursos teórico-metodológicos de outras áreas, como Educação Matemática, Psicologia, Pedagogia, Filosofia e Matemática, além da própria Estatística.
Publicações
-
- Permanência na Educação Superior Pública: um olhar de licenciandos em Matemática de duas universidades. Educação Matemática Debate, v. 4, p. e202050, 2020.
- Reflexões Sobre o Papel da Educação Estatística na Formação de Professores no Contexto da Pandemia da Covid-19. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 13, p. xx, 2020.
- A pesquisa quanti-ação como ferramenta para o ensino de estatística na Educação Básica. REVEMAT, v. 14, p. 1-16, 2019.
- Educação Estatística com Formação Cidadã em uma pesquisa Quanti-Ação no Ensino Superior. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 10, p. 114-125, 2019.
- O desenvolvimento do letramento estatístico pelos livros didáticos e a Base Nacional Comum Curricular. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, p. 210-229, 2018.
- Processo de Aprendizagem estatística em foco em medidas de tendência central e dispersão. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 20, 2017. (Em colaboração com Jorge Santos, Leandro Nascimento, Rafael Costa e Wagner Santos, egressos PROFMAT-UNIRIO)
-
- Wagner Dias Santos. Estatística na Educação Básica: Uma avaliação do Livro didático. 2017. Dissertação (Mestrado em PROFMAT UNIRIO) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciane de Souza Velasque.
-
- Leandro Medonça Nascimento. Uso de Tecnologia para Ensino de Estatística na Educação Básica. 2017. Dissertação (Mestrado em PROFMAT UNIRIO) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciane de Souza Velasque.
-
- Rafael Ferreira da Costa Leite. Ensino de Estatística no Ensino Médio usando Geogebra. 2017. Dissertação (Mestrado em PROFMAT UNIRIO) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciane de Souza Velasque.