Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, membro efetivo do PROFMAT, coordenadora de projetos de pesquisa e extensão sobre construção de jogos no GeoGebra para o ensino de Contagem-Combinatória e formação de professores na mesma área. É coordenadora institucional do PIBID da UNIRIO e coordenadora de área do subprojeto da Matemática, atua na coordenação do curso de extensão JOGOS & MATEMÁTICA para formação continuada de professores do estado do Rio de Janeiro que ensinam matemática. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UNIRIO – EDMAT UNIRIO . Tem interesse em Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática, Educação Matemática, Ensino de Matemática, especialmente nas áreas de Probabilidade e Combinatória.
- Currículo Lattes
- email: luzia.tonon@uniriotec.br
Linhas de Pesquisa
Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias: essa linha tem como objetivo garantir uma compreensão sólida dos conceitos matemáticos essenciais para o ensino de Matemática da Educação Básica. Ela busca promover a relevância da Matemática no cotidiano e em futuras carreiras, proporcionando uma base para estudos posteriores em campos relacionados. Essa linha abrange a integração dos conceitos matemáticos da Educação Básica, concepção e utilização de tecnologias (softwares, aplicativos, recursos online, dentre outros), tornando o aprendizado da Matemática mais envolvente e prático.
Formação de Professores de Matemática da Educação Básica: as pesquisas realizadas nessa linha focam na preparação e capacitação dos Professores de Matemática da Educação Básica. Esse processo de formação visa dotar esses profissionais com os conhecimentos matemáticos sólidos, necessários para desempenharem com excelência o papel de ensinar Matemática. Envolve o estudo aprofundado da Matemática, bem como a compreensão das necessidades e desafios dos alunos para enfrentarem desafios acadêmicos e cotidianos que requerem competência matemática, enquanto estabelece uma base sólida para futuros estudos e aplicações em diversas áreas da vida e carreira. Além disso, essa linha busca promover a atualização constante e o desenvolvimento profissional contínuo, para que os Professores de Matemática da Educação Básica estejam preparados para enfrentar as demandas em constante evolução da sala de aula e contribuir para o crescimento acadêmico de seus alunos.
Publicações
O jogo da Trilha dos Restos: uma metodologia para o ensino de Matemática utilizando material concreto. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 21, p. 1-15, 2021.
Compreendendo critérios de validação de problemas de contagem utilizados por professores da Educação Básica. ENSINO EM RE-VISTA, p. 1542-1564, 2020.
Orientações
Rubens Caio de Souza. Teorema de Pick como proposta para a construção de aula de geometria. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luzia da Costa Tonon Martarelli.
Gustavo Campos Barcelos. O ensino da análise combinatória para estudantes com deficiência visual. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luzia da Costa Tonon Martarelli.
Willy da Rocha Ribeiro. A robótica no ensino da matemática: uma análise sobre a utilização de ferramentas tecnológicas em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luzia da Costa Tonon Martarelli.