Luzia da Costa Tonon Martarelli

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, membro efetivo do PROFMAT, coordenadora de projetos de pesquisa e extensão sobre construção de jogos no GeoGebra para o ensino de Contagem-Combinatória e formação de professores na mesma área. É coordenadora institucional do PIBID da UNIRIO e coordenadora de área do subprojeto da Matemática, atua na coordenação do curso de extensão JOGOS & MATEMÁTICA para formação continuada de professores do estado do Rio de Janeiro que ensinam matemática. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UNIRIO – EDMAT UNIRIO . Tem interesse em Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática, Educação Matemática, Ensino de Matemática, especialmente nas áreas de Probabilidade e Combinatória.


Linhas de Pesquisa

Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias: essa linha tem como objetivo garantir uma compreensão sólida dos conceitos matemáticos essenciais para o ensino de Matemática da Educação Básica. Ela busca promover a relevância da Matemática no cotidiano e em futuras carreiras, proporcionando uma base para estudos posteriores em campos relacionados. Essa linha abrange a integração dos conceitos matemáticos da Educação Básica, concepção e utilização de tecnologias (softwares, aplicativos, recursos online, dentre outros), tornando o aprendizado da Matemática mais envolvente e prático.

Formação de Professores de Matemática da Educação Básica: as pesquisas realizadas nessa linha focam na preparação e capacitação dos Professores de Matemática da Educação Básica. Esse processo de formação visa dotar esses profissionais com os conhecimentos matemáticos sólidos, necessários para desempenharem com excelência o papel de ensinar Matemática. Envolve o estudo aprofundado da Matemática, bem como a compreensão das necessidades e desafios dos alunos para enfrentarem desafios acadêmicos e cotidianos que requerem competência matemática, enquanto estabelece uma base sólida para futuros estudos e aplicações em diversas áreas da vida e carreira. Além disso, essa linha busca promover a atualização constante e o desenvolvimento profissional contínuo, para que os Professores de Matemática da Educação Básica estejam preparados para enfrentar as demandas em constante evolução da sala de aula e contribuir para o crescimento acadêmico de seus alunos.


Publicações

O jogo da Trilha dos Restos: uma metodologia para o ensino de Matemática utilizando material concreto. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 21, p. 1-15, 2021.

Compreendendo critérios de validação de problemas de contagem utilizados por professores da Educação Básica. ENSINO EM RE-VISTA, p. 1542-1564, 2020.


Orientações

Rubens Caio de Souza. Teorema de Pick como proposta para a construção de aula de geometria. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luzia da Costa Tonon Martarelli.

Gustavo Campos Barcelos. O ensino da análise combinatória para estudantes com deficiência visual. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luzia da Costa Tonon Martarelli.

Willy da Rocha Ribeiro. A robótica no ensino da matemática: uma análise sobre a utilização de ferramentas tecnológicas em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luzia da Costa Tonon Martarelli.

Ana Carolina Soares Viola. JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EJA. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Luzia da Costa Tonon Martarelli.

Rolar para cima