Publicações de Docentes do Programa na Área de Ensino


Aline Caetano da Silva Bernardes

Problematizing mathematics and its pedagogy through teacher engagement with history-focused and classroom situation-specific tasks. THE JOURNAL OF MATHEMATICAL BEHAVIOR, v. 61, p. 100840, 2021.

História da Matemática em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. HIPÁTIA – REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA, v. 6, p. 259-271, 2021.

Uma proposta para integrar a história da matemática ao ensino de matemática: história das matrizes e as regras do discurso matemático. HIPÁTIA, v. 4, p. 84-101, 2019.

Ensino de funções e as metarregras do discurso: refletindo sobre a definição atual de função a partir de algumas definições históricas. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 5, p. 76-99, 2019. (Em colaboração com Leandro André Barrada Benedito, egresso PROFMAT-UNIRIO)

Uma parceria entre a universidade e a escola especializada: as contribuições do estágio supervisionado na formação do professor de matemática para atuar com alunos com deficiência visual. Educação Matemática em Revista, v. 24, p. 211, 2019.

Ensinando produtos notáveis para alunos com comprometimentos visuais. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 1, 2017.

História da noção de matriz: uma releitura sob a luz de novas abordagens historiográficas. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 16, p. 1-19, 2016.

Bernardes, Aline; Roque, Tatiana . History of Matrices. In: Clark, K.M.; Kjeldsen, T.H.; Schorcht, S.; Tzanakis, C.. (Org.). ICME-13 Monographs. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 209-227.

MOUSTAPHA-CORRÊA, BRUNA ; Bernardes, Aline ; GIRALDO, VICTOR . ZIZO: a history-based approach to mathematics teacher education. ZDM, v. 54, p. 1537-1552, 2022. 

MOUSTAPHA-CORREA, B. ; BERNARDES, A. ; GIRALDO, V. ; BIZA, I. ; NARDI, E. . Problematizing mathematics and its pedagogy through teacher engagement with history-focused and classroom situation-specific tasks. THE JOURNAL OF MATHEMATICAL BEHAVIOR, v. 61, p. 100840, 2021.
 
TEIXEIRA, W. M. A. L. ; BERNARDES, A. . História da Matemática em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. HIPÁTIA – REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA, v. 6, p. 259-271, 2021.

Bruno Francisco Teixeira Simões

DA COSTA, GABRIEL GONÇALVES ; DA CONCEIÇÃO NEPOMUCENO, GIOVANNA ; DA SILVA PEREIRA, ALESSANDRA ; SIMÕES, BRUNO FRANCISCO TEIXEIRA . Worldwide dietary patterns and their association with socioeconomic data: an ecological exploratory study. Globalization and Health , v. 18, p. 31, 2022.

SIMÕES, BRUNO FRANCISCO TEIXEIRA; EPPRECHT, EUGENIO KAHN. An EWMA control chart for the mean of individual streams in multiple stream processes. GESTÃO & PRODUÇÃO, v. 28, p. e062, 2021.

Educação Estatística com Formação Cidadã em uma pesquisa Quanti-Ação no Ensino Superior. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 10, p. 114-125, 2019.


Fabio Luiz Borges Simas

Tarefas de Visualização em Exercícios de Geometria Espacial (Educação Matemática em Revista – RS) http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/2853

Um Livro Aberto para a Matemática (Ciência Hoje) https://cienciahoje.org.br/artigo/um-livro-aberto-para-a-matematica/

Nonnegatively curved five-manifolds with non-abelian symmetry (Geometriae Dedicata) https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10711-015-0112-6

Frações no Ensino Fundamental, vol. 1 (Livro Aberto de Matemática/OBMEP/IMPA) https://umlivroaberto.org/producao/fracoes/

Módulo de Geometria, Ensino Médio (Livro Aberto de Matemática/OBMEP/IMPA – produção) https://umlivroaberto.org/producao/geometria/


Gladson Octaviano Antunes

Uma metodologia para constituir redes de apoio aos universitários em risco de evasão durante a pandemia da Covid-19. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 11, p. e11411326446, 2022.

Capítulo de livro: Introdução às funções para o Módulo de Funções, Ensino Médio (Livro Aberto de Matemática/OBMEP/IMPA), 2022.

Capítulo de livro: Função Afim para o Módulo de Funções, Ensino Médio (Livro Aberto de Matemática/OBMEP/IMPA), 2021.

Capítulo de livro: Taxa de Variação para o Módulo de Funções, Ensino Médio (Livro Aberto de Matemática/OBMEP/IMPA), 2021.

Capítulo de livro: Função Exponencial para o Módulo de Funções, Ensino Médio (Livro Aberto de Matemática/OBMEP/IMPA), 2021.

Os Encontros Temáticos da Licenciatura em Matemática da UNIRIO como Espaço de (Auto)Formação de Formadores de Professores. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM), v. 11, p. 57-75, 2021.

Ensino remoto de Matemática: possibilidades com a plataforma Desmos. PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE, v. 8, p. 504-520, 2020.

Palestra proferida a convite da SBM: Sala de aula em transformação: tecnologia, educação online e a plataforma Desmos, 2020

Modelos de exploração matemática na plataforma Desmos: ensinar e aprender em um ambiente virtual de aprendizagem, E-book do IV Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, 2020

Apresentação do material sobre Funções desenvolvido para o Livro Aberto de Matemática no Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM, organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Tecnologia, matrizes e a sala de aula. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro), v. 16, p. 01-17, 2016.

Geometria fractal no ensino médio: teoria e prática. PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE, v. 2, p. 26-41, 2014.


Luciane de Souza Velasque

Ensino de estatística na educação básica em países da América Latina: uma revisão sistemática. La enseñanza de la estadística en la educación básica en los países de América Latina: una revisión sistemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, p. 425-451, 2021.

The COVID-19 epidemic in Brazil: how statistics education may contribute to unravel the reality behind the charts. Educational Studies in Mathematics, v. 108, p. 269-289, 2021.

Permanência na Educação Superior Pública: um olhar de licenciandos em Matemática de duas universidades. Educação Matemática Debate, v. 4, p. e202050, 2020.

Reflexões Sobre o Papel da Educação Estatística na Formação de Professores no Contexto da Pandemia da Covid-19. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 13, p. xx, 2020.

A pesquisa quanti-ação como ferramenta para o ensino de estatística na Educação Básica. REVEMAT, v. 14, p. 1-16, 2019.

Educação Estatística com Formação Cidadã em uma pesquisa Quanti-Ação no Ensino Superior. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 10, p. 114-125, 2019.

O desenvolvimento do letramento estatístico pelos livros didáticos e a Base Nacional Comum Curricular. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, p. 210-229, 2018.

Processo de Aprendizagem estatística em foco em medidas de tendência central e dispersão. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 17, p. 20, 2017. (Em colaboração com Jorge Santos, Leandro Nascimento, Rafael Costa e Wagner Santos, egressos PROFMAT-UNIRIO)


Luzia da Costa Tonon Martarelli

O jogo da Trilha dos Restos: uma metodologia para o ensino de Matemática utilizando material concreto. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO), v. 21, p. 1-15, 2021.

O jogo da senha no GeoGebra e suas atividades exploratórias em combinatória. REVISTA DO INSTITUTO GEOGEBRA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, v. 10, p. 40-59, 2021.

Compreendendo critérios de validação de problemas de contagem utilizados por professores da Educação Básica. ENSINO EM RE-VISTA, p. 1542-1564, 2020.


Michel Cambrainha de Paula

Uma metodologia para constituir redes de apoio aos universitários em risco de evasão durante a pandemia da Covid-19. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 11, p. e11411326446, 2022.

Capítulo de livro: Introdução às funções para o Módulo de Funções, Ensino Médio (Livro Aberto de Matemática/OBMEP/IMPA), 2022.

Capítulo de livro: Função Afim para o Módulo de Funções, Ensino Médio (Livro Aberto de Matemática/OBMEP/IMPA), 2021.

Capítulo de livro: Taxa de Variação para o Módulo de Funções, Ensino Médio (Livro Aberto de Matemática/OBMEP/IMPA), 2021.

Capítulo de livro: Função Exponencial para o Módulo de Funções, Ensino Médio (Livro Aberto de Matemática/OBMEP/IMPA), 2021.

Os Encontros Temáticos da Licenciatura em Matemática da UNIRIO como Espaço de (Auto)Formação de Formadores de Professores, RIPEM – Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática v. 11 n. 3: Educação Matemática em Tempos de Crise, 2021.

Ensino remoto de Matemática: possibilidades com a plataforma Desmos. PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE, v. 8, p. 504-520, 2020.

Modelos de exploração matemática na plataforma Desmos: ensinar e aprender em um ambiente virtual de aprendizagem, E-book do IV Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, 2020.

Tecnologia, matrizes e a sala de aula. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro), v. 16, p. 01-17, 2016.


Silas Fantin

    • Tópicos de Aritmética – Volume 1.  1. ed. Rio de Janeiro: Mariemersene Editoria LTDA., 2017. v. 2. 195p.
    • Tópicos de Aritmética – Volume 2.  1. ed. Rio de Janeiro: Mariemersene Editora LTDA, 2017. v. 2. 206p .