Possui Bacharelado (1996), Mestrado (2000) e Doutorado (2004) em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde exerce, ainda, as funções de Diretor na Pró-Reitoria de Graduação e Coordenador do Núcleo de Acessibilidade. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciasi Parciais. Atua como docente do Programa de Mestrado Profissional – PROFMAT, orientando trabalhos na área de Ensino de Matemática nos Ensinos Médio e Superior.
- Currículo Lattes
- email: ronaldo.busse@uniriotec.br
Linhas de Pesquisa
Formação de Professores de Matemática da Educação Básica: as pesquisas realizadas nessa linha focam na preparação e capacitação dos Professores de Matemática da Educação Básica. Esse processo de formação visa dotar esses profissionais com os conhecimentos matemáticos sólidos, necessários para desempenharem com excelência o papel de ensinar Matemática. Envolve o estudo aprofundado da Matemática, bem como a compreensão das necessidades e desafios dos alunos para enfrentarem desafios acadêmicos e cotidianos que requerem competência matemática, enquanto estabelece uma base sólida para futuros estudos e aplicações em diversas áreas da vida e carreira. Além disso, essa linha busca promover a atualização constante e o desenvolvimento profissional contínuo, para que os Professores de Matemática da Educação Básica estejam preparados para enfrentar as demandas em constante evolução da sala de aula e contribuir para o crescimento acadêmico de seus alunos.
Divulgação e Popularização de Matemática da Educação Básica: essa linha de pesquisa se concentra na divulgação científica, com foco na Matemática, e em seu impacto no aprendizado e interesse na área. Ela explora tópicos como a comunicação científica na internet e sua relação com a tecnologia digital, a criação de Laboratórios de Matemática nas Escolas, e como visitas guiadas a museus e institutos de pesquisas científicas relacionadas à Matemática influenciam no interesse pela área. O objetivo é tornar a Matemática mais acessível para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Para isso, incentiva a participação em competições matemáticas, como as olimpíadas, que estimulam o pensamento crítico e o raciocínio lógico. Além disso, busca popularizar a Matemática por meio de eventos, exposições, workshops e recursos digitais, tornando os conceitos matemáticos mais aplicáveis ao cotidiano.
Orientações
-
- Vinícius Nunes Souza. Sobre o uso das séries na Matemática….. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Daniel Monteiro Braga. Uma análise da defasagem dos alunos nos conteúdos de Matemática percebida por professores do Ensino Médio da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Pablo Ramos Conceição Nascimento Labre. O Jogo Cara a Cara: Uma alternativa para verificar o aprendizado de funções constantes e do 1°grau. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Andersen Martins de Oliveira. Teste da Derivada Segunda para funções de duas variáveis: uma visão geométrica. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Juliana Rezende de Gouvêa. Grafos: uma outra visão sobre a análise combinatória. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Emerson Joaquim de Araújo. Criptografia: dos Rudimentos à Atualidade. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Angélica Pereira da Silva. Jogos de Loteria: uma Aplicação de Probabilidade. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Itamara Marques Nogueira Ferreira. Os Lemas de Kaplanski e o Problema de Lucas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Aline Essinger de Oliveira. Análise Combinatória: Aplicação de Técnicas Alternativas na Resolução de Problemas Interessantes. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
- Aline Essinger de Oliveira. Análise Combinatória: Aplicação de Técnicas Alternativas na Resolução de Problemas Interessantes. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Felipe de Oliveira Pereira. Números Complexos na Educação Básica. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Mário Cesar Martins de Lima. Função exponencial natural e^x e número e: uma proposta de abordagem através de aplicações cotidianas e curiosidades. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Igor Alvarenga da Silva Nascimento. Funções Exponenciais no Ensino Médio: teoria e aplicações. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Lamartine Pragana Galvão. Geometria Hiperbólica: explorando o Disco de Poincarè no Ensino Médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Gustavo Rodrigues Dufrayer. Um panorama sobre o ensino de semelhança de figuras. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Gelso da Silva Medeiros Júnior. O ensino de funções na Educação Básica, dialogando com o professor: uma proposta de abordagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Marcos José Machado da Costa. Rotas Aéreas e a Geometria do Globo Terrestre. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
- Marcos José Machado da Costa. Rotas Aéreas e a Geometria do Globo Terrestre. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Fabiana Chagas de Andrade. Jujubas: uma proposta lúdica ao ensino de Geometria Espacial no Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Luciana de Souza de Moraes. A Geometria Espacial no Ensino Médio: um estudo sobre o uso do material concreto na resolução de problemas. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- João Carlos Vieira da Cunha e Felipe Ferreira da Silva. O Método dos Mínimos Quadrados: uma proposta ao Ensino Médio para o ajuste por retas e parábolas. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- Gisele Valle de Farias e Priscila Belota de Almeida. A Matemática Financeira na Educação Básica e sua importância para a formação de um cidadão consciente. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo da Silva Busse.
-
- José Jorge Nicodemos. Utilizando conexões para o estudo de polinômios. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ronaldo da Silva Busse.