PROFMAT UNIRIO é contemplado em Edital da FAPERJ

A proposta intitulada “Superando obstáculos para a formação de professores de matemática em tempos de pandemia”, submetida ao edital 05/2020 de Apoio aos Programas e Cursos de Pós-Graduação STRICTO SENSU do Estado do Rio de Janeiro pela professora Aline Caetano Bernardes, foi contemplada.

A pandemia de COVID-19 impôs o isolamento social, que por sua vez obrigou-nos a reinventar práticas cotidianas. Nesse contexto, os profissionais da área de ensino estão dentre os mais afetados pelo novo normal, pois estão sendo obrigados a realizar suas atividades de forma remota e sem qualquer treinamento prévio. A equipe do Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da UNIRIO, vislumbrou esse momento como uma oportunidade para reinventar suas práticas de ensino e pesquisa, buscando conhecer, desenvolver e praticar a Educação Online (EOL). Para implementar tal estratégia, é patente a necessidade de recursos computacionais adequados, nos níveis de hardware e software, para que a EOL possa ser desenvolvida de forma eficaz e produtiva. Nesse contexto, o PROFMAT-UNIRIO apresentou a proposta requisitando, dentre outros itens, a assinatura de plataformas online de videoconferência, de apresentações interativas e que possibilitem o trabalho compartilhado.

A utilização de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem no PROFMAT têm um duplo objetivo, a saber: garantir a continuidade das atividades de ensino e pesquisa do Programa, explorando ferramentas que possibilitam a realização de uma EOL de qualidade; e apresentar aos alunos do Programa tais ambientes de ensino-aprendizagem, submetendo-os a tais plataformas e, ao mesmo tempo, capacitando-os a utilizá-las junto a seus alunos da Escola Básica.